18/06/2008


Quem somos nós?


Todos nós achamos que nos conhecemos! Mentira!

Aposto que em alguma situação um dia você falou:

- Gente eu não sei como eu fiz isto!

Todos nós às vezes não nos reconhecemos, pois somos capazes de coisas que não imaginávamos que faríamos e de atitudes que desconhecemos.

Às vezes tristes noutras alegres, sorrindo noutras chorando, brincando noutras batendo, beijando noutras cuspindo, falando noutras ouvindo, correndo noutras parado, pensando noutras agindo e assim vamos, construindo nossa personalidade e nossos princípios. Somos frutos do que plantamos e não do que nossos pais plantaram! É aquela velha frase sem sentido “filho de peixe peixinho é”.

Mas nem sempre é assim, conheço gente que não herdou nada da personalidade dos pais, pais pobres e filhos ricos, pais ricos e filhos pobres, pais sem caráter e filhos totalmente éticos, pais negros e filhos brancos, pais brancos e filhos negros...

Inúmeras situações opostas poderiam estar sendo citadas, mas o que vale é o que você é, o que você constrói. Herança só material, porque moral você não herda, você tem, nasce com ela e acabou.

Tudo que pensamos fazemos e agimos tem a causa do retorno, se você joga uma pedra para cima ela cairá, isso é uma coisa lógica e idiota até para ser dada como exemplo, mas se você joga ela inclinada, não sabe aonde ela vai cair, não é mesmo?

Então as atitudes também são assim, quando você faz algo e não mede as conseqüências é como uma pedra caindo sem direção, você não sabe aonde vai atingir, então, só se deve jogar uma pedra em uma direção certeira, ou para cima, ou para os lados e não aleatoriamente sem direção, primeiro que você vai jogar a pedra sem objetivo, segundo que você está jogando uma pedra, mas para quê mesmo? Nem sabe; então não jogue. Não temos tempo para atirar para todos os lados, o principal agora é você se conhecer, depois traçar o caminho que quer seguir, agora sim, pegar a estrada que lhe leve a este caminho, mas não é simples assim, eu sei! Primeiro que se a condução esta a demorar, vá andando mas vá, a partir desta largada tudo será culpa exclusiva sua, ninguém é culpado de seus acertos nem dos erros, só você, se você escolheu o caminho errado, problema. Volte e refaça o caminho todo, quantas vezes for preciso. O acerto não tem preço, e acertar é uma coisa sublime e difícil, já pensou se todo mundo acertasse? Qual seria o significado da palavra erro? Ela nem existiria. Tudo é energia, existe o negativo que funciona com o positivo, o preto que faz contraste com o branco, o homem que precisa da mulher... E por aí vai. No seu caminho vai haver trevas, lógico! Mas também irá haver dias de luz! Muita luz!

Tudo tem dois lados: Cara e Coroa.

E é assim que somos nós: o acerto, e o erro de pegar um caminho incorreto!

Rodrigo Ribeiro