15/05/2008

O TEATRO MAGICO




“O Teatro Mágico é a idéia de um sarau amplificado onde tudo pode acontecer”, explica Fernando Anitelli, responsável pela idealização e direção artística do projeto. Em um sarau pessoas dispostas a se expressarem artisticamente se reúnem para somar experiências, compartilhar idéias e ideais. Através do projeto “O Teatro Mágico”, Fernando Anitelli amplifica a atmosfera de um sarau, convidando artistas que através da música, do teatro, do circo e da poesia possam contribuir para a composição do espetáculo, que renova a cada apresentação.

No palco, percebe-se a fusão harmoniosa do popular e do erudito - violão, guitarra, baixo, bateria e samples se somam aos violinos, aos instrumentos de sopro e de percussão. O show é repleto de surpresas e emoções. Ora uma cena de teatro arranca sorrisos da platéia, ora uma boneca despenca habilidosamente de um tecido colorido. Trapezistas e malabaristas desafiam a força, o equilíbrio e a destreza, enquanto o público, maravilhado, se deleita com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo.

Em cena, músicos e atores caracterizados com maquiagem e figurinos “clown” transmitem a idéia de que cada um ali é um personagem - o personagem maior de si mesmo. Com base na idéia de que a arte pode deixar de ser um mero objeto de consumo, Fernando Anitelli, através de projeto “O Teatro Mágico”, vem mostrando com sucesso que é possível trilhar um caminho alternativo para a produção e divulgação artística no Brasil. O cd “O Teatro Mágico - Entrada Para Raros” registra mais de 50 mil Cópias vendidas. Na Virada Cultural 2007, em são Paulo, 40 mil pessoas presenciaram o espetáculo. A Recente turnê pelo nordeste reuniu mais de 5 mil espectadores só em Recife.

A Divulgação, feita pelo boca-a-boca e pela internet, conta com o site oficial (120 mil acessos/mês), com o youtube (mais de 2 mil vídeos) e com o orkut, onde constam comunidades criadas em diversos estados do país -ponto de encontro para o público, que organiza encontros e saraus para celebrar o espírito da arte e cultura livre proposto pelo projeto. A comunidade oficial do Teatro Mágico recebe novas adesões diariamente - atualmente são quase 80 mil membros, levantando a bandeira da arte livre, Fernando Anitelli disponibiliza todas as músicas do espetáculo para serem baixadas gratuitamente no site oficial (www.oteatromagico.mus.br) e o cd, gravado de modo independente, sem apoio de gravadoras e distribuidoras, é vendido pela internet e na lojinha montada nas apresentações por apenas R$5. Para aqueles que não possuem condições de ter acesso ao material, Anitelli incentiva a cópia e a distribuição
gratuita de seu trabalho.

FONTE SITE OFICIAL

Nenhum comentário: