15/05/2008

Zeca Baleiro




O primeiro cd, “Por Onde Andará Stephen Fry?”, lançado em 97, ganhou impulso após a participação de Zeca no Acústico MTV da cantora Gal Costa. Compositor talentoso, de personalidade, vozeirão sensual, humor e verve afiados, com poesia original e uma maneira peculiar de tocar o violão, o artista encanta as platéias onde quer que se apresente, conquistando público de todas as idades.

"Vô Imbolá", de 99, veio consolidar o nome de Baleiro. Com um figurino marcante e a bordo da Ziguifrida Imboladeira , bicicleta e casaco cheios de penduricalhos, sínteses da proposta de mistura, essa temporada foi aberta na São Luís natal com concurso de bicicletas decoradas e encerrada com uma grande festa que reuniu convidados como Antonio Vieira, Martinho da Vila, Genival Lacerda e Margareth Menezes.

Em "Líricas”, terceiro cd, Baleiro radicalizou na mudança de sonoridade em favor da reflexão e da poesia. Com figurino mais sóbrio e cenário sofisticado inspirado numa sala de visitas, a temporada trouxe ainda como novidade o lançamento no cinema, antes das sessões, do videoclipe de "Proibida Pra Mim" (canção da banda Charlie Brown Jr.).

Considerado pela crítica como o seu melhor disco, lançado em 2002, “PetShopMundoCão” utiliza linguagem eletrônica e traz convidados como o soulman Carlos Dafé, o mutante Arnaldo Batista, Elba Ramalho, Totonho e os Cabra e Karnak.

Em 2003 Baleiro gravou em parceria com Fagner o cd Raimundo Fagner & Zeca Baleiro (Indie Records). Mostrado em curta temporada por capitais brasileiras, o show foi registrado em DVD pelo Multishow durante temporada no Canecão, Rio de Janeiro.

Encerrando cada turnê com o registro de imagens dos shows, desde dezembro de 2004 os DVDs começaram a ser lançados: “PetShopMundoCão – A Ópera Infame Ao Vivo” foi o primeiro, seguido de “Líricas”, em março de 2005. “Vô Imbolá”, show gravado em 2000, tem lançamento previsto para março de 2006.

Com apresentações anuais na Europa, Zeca já mostrou seu trabalho em Cannes (MIDEM-99), no Festival de Montreux (99), Cartagena (Espanha), Tübingen (Alemanha), Bélgica, Cabo Verde, além de temporadas anuais em Portugal, em bem sucedidas apresentações desde o lançamento, pela Som Livre portuguesa, da coletânea “Perfil”. Em 2005, apresentou-se na inauguração do Carreau de Temple, espaço do Brasil em Paris, no Ano do Brasil na França.

Com vocação para agregar gente de todas as tribos e gerações, o cantor iniciou em 2004 um projeto que será retomado em 2006, o “Baile do Baleiro”, onde faz a ponte entre tradição e modernidade. A idéia é promover encontros memoráveis, resgatar ídolos de outras gerações e espelhar a multifacetada produção cultural do país.

”Baladas do Asfalto e Outros Blues”, lançado em agosto de 2005, quinto álbum solo, traz um Zeca Baleiro maduro e com total domínio de seu ofício. Melodias certeiras, arranjos elaborados e poesia em alta voltagem, tudo com leve toque on the road .

Ainda em 2005, Baleiro lança o selo Saravá Discos, em parceria com sua empresária Rossana Decelso, para reunir todas as produções do artista. O selo está sendo inaugurado com o CD póstumo de Sérgio Sampaio, trazendo inéditas do artista capixaba falecido em 94 e produzido a partir de uma demo que Sampaio deixou. Além deste, um disco com poemas da escritora paulista Hilda Hilst musicados por Baleiro, que conta com a participação de dez cantoras: Zélia Duncan, Verônica Sabino, Ná Ozzetti, Maria Bethânia, Ângela RoRo, Rita Ribeiro, Olívia Byington, Mônica Salmaso, Jussara Silveira e Ângela Maria.

Release: site oficial

Nenhum comentário: